quinta-feira, dezembro 28, 2006

Nascente do rio Leça

Boas caros confrades.

Nesta época de férias, o Grupo BCG aproveitou para realizar mais um passeio. Mas desta vez era diferente, pois nunca tínhamos andado por aquelas zonas de Santo Tirso. Foi um percurso algo longo que acabou por volta das 14h30, por isso qualquer confrade que tivesse a sua conjûge à espera em casa, bem que teria de ouvir das boas.

Começámos com os mesmos de sempre.

Grande parte foi feita em alcatrão, o que podia tirar um pouco do uso das suspensões novinhas que o menino Jesus ofereceu.
O nosso grupo tem "cultura" na sua sigla e com razão. A primeira subida foi precisamente para observarmos as antigas vilas e casas que eram construídas no topo do monte: os castros da Sra. do Padrão.

Descemos novamente por estrada e entrámos finalmente na montanha. Estávamos com um bom andamento, puxados pelo nosso GPS. Pedalámos, mas paragens para tirar fotografias para o blog, nem vê-las. Pois bem, se não foi a bem foi a mal. Problemas técnicos deram origem a uma paragem para comer. E a vítima foi o João Sampaio, que lhe saltaram algumas peças do amortecedor traseiro.

Temos que agradecer ao Cruz por ter cedido gentilmente as ferramentas para o reparo, como podem observar no vídeo seguinte:


Continuámos o nosso passeio com descidas radicais. Uma delas foi a que ia ter a uma ponte que estava, no mínimo, em mau estado. Logo eu que gosto muito de pontes, aproveitei para registar digitalmente quem passava na dita cuja.

A chegada ao fim já era desejada devido à fome. Aquando a nossa "passagem na meta", toda a gente aproveitou para descansar e apanhar algum sol depois de todo o esforço.

Assim me despeço, continuem a pedalar e pró ano cá nos vemos.
Boas entradas em 2007 e boas pedaladas.

domingo, dezembro 24, 2006

Passeio de Natal 2006

Mais um ano a findar e o nosso grupo finalmente realizou o tão aguardado passeio de Natal pela cidade do Porto. Um passeio ligeiro, que contou com a participação de 26 ciclistas, um dos melhores registos conhecidos desde a origem deste passeio.

Começamos a nossa aventura em Gaia, mais exactamente em casa do Carlos David. Era aqui a concentração. Embora fosse do conhecimento de todos, nem toda a gente iniciou aqui. Ao longo do percurso foi-se juntando malta que por esta ou outra razão não partiram de casa do Carlos.

Às 18:00 o grupo estava a partir em direcção à Batalha, passando pela Câmara de Gaia. Pelo caminho, o Filipe Ferreira veio a descobrir que estava com a pressão baixa no pneu. Pequena paragem para voltar a encher.

Às 19:00, já nos encontrávamos na Batalha, passando por Santa Catarina e subindo até ao ACP, na Rua Gonçalo Cristóvão. Aqui juntaram-se os membros Miguel, Manela e Filipe Sampaio.
Próxima paragem na Praça dos Leões e nova foto de grupo.

Seguimos até à Casa da Música, passando os majestosos Ferrari. Aqui, assistimos a uma pequena exibição de Dual pelos irmãos Marcolino.


Da Casa da Música passamos pelo Palácio e descemos até à Alfândega por sítios pouco iluminados. Percorremos sempre à beira rio até finalmente subirmos Mouzinho da Silveira (uff!).
Por fim, tirámos a última foto na Avenida dos Aliados. Um dos fundadores de honra do grupo BCG e pelo qual mantenho uma grande admiração juntou-se a nós inesperadamente, não de bicicleta (porque trocou as bonitas paisagens da montanha pelo grande rendimento físico que a estrada lhe oferece, mas "o bom filho à casa torna") mas vestido normalmente: Artur "Lagarto" Nogueira.



O passeio terminou então no restaurante "O Tripeiro", onde nos esperavam uma variedade de carnes e a entrega dos diplomas a todos os bikers.

Está concluída a época ciclística para o grupo BCG, que para o ano promete voltar em grande.
Desde já, desejo-vos a todos um FELIZ E SANTO NATAL, com muitas rabanadas e doces, junto que quem desejarem. Aproveito também para fazer os votos de BOAS ENTRADAS PARA 2007, e que o melhor deste ano seja o pior do próximo.

Boas pedaladas e muitas prendas!

terça-feira, dezembro 19, 2006

Melres IV

Olá, caros companheiros.

Este foi um passeio especial, dado que foi o último do ano 2006 na montanha. É claro que o grupo não pára por aqui, pois ainda vamos ter o nosso tradicional passeio de 23 de Dezembro, onde começamos na Batalha e acabamos no restaurante "Tripeiro".
É também importante realçar que este passeio encontra-se disponivel a todos que queiram participar nele.
Retomando o relatório do passeio Melres IV, há muitas curiosidades . Uma delas é que estavam prsentes 21 bttistas, compostos pelso antigos bcgistas e por confrades do grupo do Cruz.


O passeio não tem uma grande dificuldade, mas é claro que logo de manhãzinha começar a subir não agrada a ninguém.


Fomos pedalando até que surge o primeiro imprevisto do dia: furo do nosso caro Carlos David.


Como o nosso grupo é tecnologicamente avançado em tudo, o pneu não foi enchido com bomba, mas sim com um pequeno compartimento de CO2. Só de referir que a experiência não correu como o esperado.


O passeio foi decorrendo normalmente, mas à semelhança da semana passada, também conteve subidas degastadoras. Mas sempre houve tempo para descansar e comer no final de cada subida.



No final, ainda houve tempo para mais uma supresa. O bttista Victor Borges premiou-nos com uns deliciosos pão-de-ló e bolo-rei, acompanhado de um Vinho do Porto. Isto, depois daquelas subidas, era definitivamente o melhor "cai-bem" que se podia ter.


E assim foi o último passeio do ano na montanha. Espero contar convosco no passeio de Natal pela cidade do Porto, a realizar no dia 23 de Dezembro.

Abraços, beijinhos e boas pedaladas.

domingo, dezembro 10, 2006

Valongo Debutantes

Olá companheiros de aventura!

Hoje, como é sagrado para o nosso grupo, realizámos mais um dos últimos passeios do ano de 2006, que tantas surpresas nos trouxe ao grupo.
Novamente, andámos em Valongo, um local de eleição dos nossos últimos percursos. Porém, não fomos ao clássico "Ar Puro". Não. Mas em compensação fomos aos miradouros, um sítio onde se pode observar as melhores paisagens desde o grandioso Estádio do Dragão até à Serra do Marão (coberta de neve).

No entanto, nem tudo foi muito acessível. As subidas para o miradouro eram algo complicadas, cheias de calhaus e ramos. Foi a parte mais difícil, mas foi um bom baptismo para o Cruz e o seu grupo (peço desculpa, mas não consegui memorizar os nomes).
Logo após a primeira subida, onde quase 40% foi feita à mão, o nosso confrade David tomou a liberdade de expressar tudo o que lhe vinha na mente à medida que o Cruz chegava.



Mas não parou por aqui. A subida ainda continuava, e o calor já se fazia sentir, ironicamente nesta época do ano. Continuámos a nossa subida até que finalmente chegamos a um dos miradouros. Parámos um pouco para reabastecer as energias, olhar para a paisagem e tirar umas fotografias.


Seguimos então o nosso percurso até ao miradouro 2, passando por várias curiosidades e algumas cenas divertidas, como foi o passar duma poça de água. Infelizmente, ainda não é desta que o blog BCG vai ter um trambolhão em directo. Mas fica para a próxima. :)



Fizemos uma breve pausa, onde tirámos novamente uma foto de grupo, e seguimos o nosso caminho.

Passámos pelo ar puro, e seguimos para o "indispensável": as bossas do Dino. Os nosso novos companheiros ficaram a conhecer um ponto de referência do grupo BCG. Tivemos ainda tempo para um furozito do Carlos David, mas nada de relevante.

Seguimos sempre caminho sempre até aos carros.

Concluímos então mais um passeio.

Boas pedaladas.

domingo, dezembro 03, 2006

Aniversário Carlos David

Através do nosso sítio, damos os nossos parabéns ao confrade CARLOS DAVID, que completa mais um ano de vida.

Desejamos um feliz dia, pedaladas e malhos por muitos mais anos.
Deixem aqui o vosso voto ao nosso amigo.

Boas pedaladas.