sábado, novembro 24, 2007

Tour da Castanha - Vinhais

A Câmara de Vinhais representada na pessoa do meu grande Amigo Helder Magno, tem há alguns anos a esta parte feito nas zonas transmontanas uns passeios de BTT de se lhe tirar o chapéu. Cada vez mais as maratonas com muita gente estão a levar com que se comece a escolher passeios deste tipo para saborear o bom que existe no nosso pais: simpatia, boa gastronomia, paisagens deslumbrantes, trilhos fabulosos que dão gosto passear nas nossas montadas, aliados á boa organização e carinho destas gentes.

Desta feita o Tour, é um dos eventos da já tão conhecida Feira da Castanha, que tem lugar no pavilhão desportivo local e onde estão presentes algumas zonas da região com as suas iguarias, onde a castanha é rainha. No exterior o maior assador de castanhas do mundo, e registado no famoso “Guiness Book of Records” faz delícias de toda a gente a comer e a beber uns bons canecos.

Passeio de 60 e 40 kms com uma dificuldade média, tendo no inicio uma subidita de cerca de 8 kms mas relativamente suave com os castanheiros sempre a rodear-nos nuns tons de amarelo, vermelho, verde e castanho misturando-se constantemente num serpentear de trilhos lindíssimos. Chegados ao topo a paisagem é deslumbrante com montanhas a perder de vista. Toca a descer para a aldeia de Janeiro onde nos esperava o reforço, mas que reforço. Alheiras e chouriço assados na lareira, fatias de presunto que era um colosso, “Isostar” tinto e branco e umas maças da região que vos digo uma coisa, já não comia fruta assim há muito tempo, que sabor. Isto tudo com a boa disposição e cantoria do BTT Team de Castêlo da Maia.

Nos últimos 5 kms voltamos a entrar num caminho a descer até chegar a Vinhais todo ele com enormes castanheiros. Fabuloso. No final banhos e um repasto de feijoada á transmontana com Isostar Bock á descrição.

Quero expressar os meus agradecimentos a todos que estiveram envolvidos neste evento por nos terem proporcionado um fim-de-semana descontraído, não esquecendo naturalmente, a boa cozinha do Restaurante Silva.

Pró ano lá estarei desta feita com confrades BCG’s. Tem que ser.

Text by: Miguel "K2" Sampaio


1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Quase consegui sentir os cheiros e sabores descritos! Deve ser da minha costela transmontana...

Depois deste relato, já estou cliente!

Abraço,

JCR

11/18/2007 7:15 PM

11/24/2007 5:07 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial