quarta-feira, outubro 24, 2007

Castro S. Lourenço

O prometido é devido, e lá nos encontramos domingo dia 14, junto ao Café Pé de Rio em Esposende.

Destino : Castro S.Lourenço.

O grupo era composto por Sampaios (Pedro, Miguel, João e Manela), Carlos David, Raul e João, Zé Rodrigues e duas surpresas, o regresso há muito esperado do nosso amigo Júlio e uma estreia absoluta : Pedro Mota.
O passeio estava já garantido a ser um grande sucesso! Lá começamos a subir (!!!) tomando o mesmo caminho da semana passada, com os “novos” elementos a portarem-se à altura. Fomos “obrigados” a parar três vezes, a primeira para comer umas uvas que se tinham safado das vindimas e que nos fizeram muito bom proveito, a segunda para que o Júlio se pudesse abastecer de umas quantas castanhas que existiam com abundância pelo chão e pelo ar que o diga o Carlos David ... , e a terceira e mais prolongada para que o João (sobrinho do Raul) reparasse por 5 vezes os furos consecutivos nas ditas cujas x$%$/&(/) da câmaras. Lá seguimos até ao Castro, local bem bonito e com uma paisagem deslumbrante.
A descida até a Esposende foi rápida e o propósito cumprido.

Parabéns ao Júlio e ao Pedro Mota!

domingo, outubro 21, 2007

Fátima em 4 dias - Parte IV

Pois cabe-me a mim terminar o 4 dia desta jornada.

Depois de alguns contratempos no dia anterior, como diria o nosso amigo Júlio, o Pedro Simões (responsável da Casa da Várzea) e um amigo dele o Tiago (speedy Gonzalez) terem de nos ir buscar a Condeixa e levar para Santiago da Guarda (a cerca de 20Kms) onde íamos pernoitar (Casa da Várzea), esperava-nos um jantar farto e bem regado graças a paciência dos cozinheiros e também à grande simpatia do Pedro Simões.


No dia seguinte dois dos confrades, Zé Rodrigues e Filipe Ferreira regressaram novamente a Condeixa para fazer o restante percurso, Condeixa/Ansião onde estava o pessoal á sua espera. Daqui seguimos para Caxarias onde íamos pernoitar. Trajecto sem muito interesse paisagístico, que foi uma tónica constante desta viagem excepto, segundo os confrades que fizeram Condeixa / Ansião, o mais bonito, e de se repetir. A pensão em Caxarias era um pouco sui generis, só faltavam as vendedoras de prazer á porta, mas era o que havia. O jantar ali ao lado foi presenciado pelo nosso grande amigo e confrade BCGistico Rui Freitas que estava a ultimar alguns preparativos na instalação de som no Santuário de Fátima mais concretamente na Igreja da Santíssima Trindade.

No Domingo a alvorada foi ás 7 da manhã para sairmos ás 8 horas e mais engraçado é que não tínhamos luz portanto as nossa lanternas serviram para alguma coisa nem que fosse para ir fazer uma urinação sem ter que molhar os pés J)))))))

Chegamos a Fátima por volta do meio dia e fomos directos à Igreja da Santíssima Trindade onde o nosso Confrade Rui Freitas nos esperava para uma visita guiada, ainda que esta não estivesse aberta ao publico. Ficamos deslumbrados com a imponência da Igreja digna de visita por todas as razões e mais algumas, a ser bem apreciada pela riqueza espiritual e arquitectónica. Entretanto chegaram os confrades Julio Costa e Zé Mário para quem mando um forte abraço de amizade, assim como alguns familiares que se quiseram associar ao desfecho desta aventura. Depois das fotografias da praxe lá seguimos para um almoço puramente dietético para recolocar os nossos níveis de “castrol” e “triciclos” como devem de estar, ali prós lados da Mealhada no restaurante Metinha dos Leitões. Uma delícia.

Tenho que realçar também que em toda a nossa viagem tivemos como mascote “O Gil” que se portou na perfeição perante todos aqueles trilhos, julgo até ser a primeira mascote a visitar a Igreja da Santíssima Trindade. Espero que para os miúdos dos quais representa o “Gil” estejam orgulhosos da viagem que ele fez connosco. Aliás e se a Fundação Gil pretender terei muito gosto em oferecer a mascote que nos acompanhou.

E assim foi a nossa viagem.

A todos um grande abraço

Miguel K2 Sampaio

sábado, outubro 06, 2007

Fátima em 4 dias -Parte III

A tirada de ontem feita pelos nossos confrades que pedalam em direcção a Fátima, foi um pouco cansativa. Ao final da tarde quando estava previsto chegarem ao alojamento á hora prevista a essa hora estavam ainda a cerca de 20 Km. Numa etapa deste género mesmo com auxilio de GPS ás vezes o percurso revela-se agreste.O local é fértil em subidas,e o pessoal está muito cansado embora com uma moral só existente nos BCGs.Assim o atraso verificado. O tão desejado ponto de descanso estava ainda longe.O dia havia sido penoso embora vá deixar saudades,pois os pontos de interesse por onde passaram são realmente para mais tarde recordar. Mas o K2 estava lá.E com um telefonema feito para o hotel onde haviam de pernoitar,o problema foi resolvido,pois carinhosamente estes prontificaram-se a vir buscar os Confrades para os pôr a banhos pois bem necessitavam.Hoje sábado á hora de almoço já com algumas pedaladas no selim,o pessoal estava bem disposto prontos para o repasto, e preparados para nova etapa. Ansião - Caxarias.São neste momento 20 horas, acabei de falar com o Zé Rodrigues.Alguns furos ocorreram hoje durante o dia, mas nada mais a assinalar.Pala algazarra que se ouvia em fundo os BCGs estavam na maior.Faltam 30 Km. Boa Viagem!

Cumprimentos

JulioCosta - Artes
juliocostaartes@gmail.com
Blog - juliocostaartes.blogspot.com

Fátima em 4 dias -Parte II

Ah.Caros confrades,estão cumpridos os cerca de 100 Kms referentes á primeira etapa.Ontem pelas 22 horas falei com o K2, que na altura em que lhe falei ainda se encontrava na estrada , na companhia dos restantes elementos.
A tirada foi bastante desgastante,100 km não são 17 , mesmo que feitos pelo monte,mas o prazer de pedalar por tão belos locais vai com toda a certeza dar-lhes força para continuarem e, Nossa Senhora de Fátima certamente também os vai ajudar,pois nesta viagem também muito de peregrinação
Hoje dia 5 falei com eles,e segundo entendi estavam todos com boa disposição, ( claro que aqueles cuzitos devem estar a precisar de muita pomada!!! Garanto-vos que o meu já não tem condições para levar tantas vezes com o selim.)
Bom hoje dia está fantástico para pedalar, a tirada de hoje e mais pequena,vai haver mais tempo para tirar umas fotos, e certamente vai ser memorável.E eu que não estou lá!!!

JulioCosta - Artes
juliocostaartes@gmail.com
Blog - juliocostaartes.blogspot.com

quinta-feira, outubro 04, 2007

Fátima em 4 dias -Parte I

Caros confrades amigos das bikes.

Teve inicio hoje pelas 9 horas (mais coisa menos coisa) o percurso a efectuar pelos nossos BCGs Miguel K2 Zé Rodrigues,Victor Rodrigues,Hélder Lima,Gonçalo Crus,Inês Vale,Rute Crespo, Pedro Marcolino, Filipe Ferreira,e Eu apenas até Miramar!!!!.
Á hora marcada la foram chegando os ciclistas e as ciclistas, ainda meio ensonados , numa manhã que aparentava alguma chuva,mas que felizmente não se veio a verificar.
Todos equipados como mandam as normas para grandes percursos,munidos de todo o material necessário, para ir á descoberta dos caminhos de Santiago -destino Fátima.A viagem correu bem até Miramar local onde os abandonei pois não pude continuar assim estava já previsto.Foi apenas um carinho que quis demonstrar para com eles.
Nota importante para a demonstração de grande camaradagem do Zé Rodrigues para com o Filipe Ferreira, que por motivos laborais não pode alinhar de manhã, tendo assim como companhia mas, ás 18 horas,este colega que não querendo que ele fosse só se prontificou a ir com ele fazendo a viagem já de noite.Um grande abraço para ele.
Até esta hora 21 horas ainda não sei nada deles. Espero que tudo esteja a correr bem.

Cumprimentos

JulioCosta - Artes
juliocostaartes@gmail.com
Blog - juliocostaartes.blogspot.com

terça-feira, outubro 02, 2007

Esposende - 19 Setembro

Dia magnifico para a prática da modalidade. Compareceram no Café Pé de Rio em Esposende, Pedro, Miguel e Manela Sampaio, Carlos David e Carlos estreante, JP, Raul e João Sampaio, Zé Manel Costa e Tiago.

Uma primeira impressão sobre a marginal de Esposende, que para quem não visita há algum tempo vale bem a pena fazê.lo, pois está muito agradável. Tínhamos à nossa espera a família Mota, com o Manelinho em “pulgas” e com vontade de se juntar ao grupo (não vai faltar muito para o termos no nosso meio).

Lá começou a nossa jornada, com a “informação” que seriam 20 kms (inocentes...) O nosso gp-ista calcula bem os trilhos mas não faz bem as somas!! Paisagem muito bonita e com trilhos acessíveis, algumas subidas que não eram dignas das iniciais habituais do Carlos David. Ao fim de 10 kms fomos informados que afinal os 20 kms começavam a contar dali (?!!!?????%%%!!!) e se calhar seria um pouco mais...

Lá continuamos, mas o tempo escasseou e tivemos pena de não chegar ao Castro de S.Lourenço na freguesia de Vila Chã, que seria o nosso objectivo. Fica para a próxima, pois é um passeio a repetir. O nosso JP deu o ar da sua graça com dois tombos que não danificaram a bicla, pois o resto seria o menos (!).. Fizemos cerca de 37kms e no final tivemos um “maravilhoso” cai bem oferecido pelo João David e Dores Patacão respectivamente irmão e cunhada do Carlos David no jardim da sua casa de fim de semana. Pedro, ficamos à espera do resto!


Boas pedaladas.