segunda-feira, janeiro 28, 2008

NADAIS – Vila da Feira

27 de Janeiro

Nadais é uma localidade perto da Vila da Feira, que pertence à freguesia de S. Martinho de Escapães. O parque de merendas de Nadais é um local aprasível que vive da carolice duma associação local que o vai mantendo. Trata-se de um espaço muito agradável que serve de base a grandes PIC-NICS, alguns já documentados neste blog. Estas iniciativas deviam ser replicatas noutros espaços pelas nossas autarquias. ...talvez custassem menos do que algumas rotundas....

O grupo juntou-se numa área de serviço estratégicamente identificada para o efeito. Tempo para o cafezinho, compra do jornal e p’ra pôr a conversa em dia...

Rumo a Nadais-Vila da Feira, o track era novidade para alguns.

À chegada deparámo-nos com um sinal de “trânsito proibido”, no acesso ao parque de merendas. Não nos restava alternativa que não fosse a preparação, “à porta”, de toda a logistica do passeio.... Eis senão quando,... alguém se aproxima e .... simpáticamente nos dá acesso ao parque. Se tivesse sido combinado não teria corrido tão bem!.
Resolução de alguns problemas de mecânica e toca de começar.
O dia estava a prometer, com sol rasgado e temperatura à maneira. O percurso era já conhecido e foi preenchido com aquelas “bocas” que só é pena não serem permanentemente registadas, pois são dignas de registo e depósito na “Torre do Tombo”.
O P.L.,... finalmente deu o “malho”, que a trupe já estava a prever há muito...., nada de grave e registo no Curriculum.
Fica a vontade de voltar, com PIC-NIC organizado!!!


Ficha Técnica

Participantes (11)
- Pedro Sampaio
- João Sampaio
- Rui Sampaio
- Miguel Sampaio
- Manela Sampaio
- Carlos David
- Carlos Marques
- Victorrr Borrrges
- Carlos Pinto Leite
- João Pinto Leite
- Nelson Silva

Percurso (17 Km)



Altimetria





segunda-feira, janeiro 21, 2008

Famalicão I - De regresso ao trabalho

20 de Janeiro 2008

A quadra natalícia e o mau tempo que se tem feito sentir têm vindo a empurrarnos para “actividades indoor” como o “tiro ao prato” e outras...
A retoma dos trabalhos é sempre algo mais custoso do que propriamente a ida para férias.
A tarefa de voltar a reunir as hostes revelou-se árdua, ...ele era porque não podia, ...ele era porque tinha sido operado à “vista” e não se podia sentar num selim daquele tamanho, ele eram as gripes e outras maleitas, ele era porque andava a dormir mal........dassssss!!!
Mas tinha que ser! Aproveitando uma aberta primaveril reunimos 12 bravos e uma brava lá rumamos a Famalicão, retomando um track que tinhamos feito em Junho passado, desta feita, ligeiramente alterado, por forma a optimizar o percurso.
Trata-se dum percurso circular partindo da estação de CF de Famalicão, com subida de aquecimento em alcatrão até Brufe. Após Cruzeiro já temos estradões de terra e lama para sujar as bikes. O percurso é um sobe e desce contínuo com piso minimamente ruim para delicia dos craques. O ritmo foi extraordináriamente......lento.
Os 8 Km finais são percorridos no traçado do CF agora transformado numa Ciclovia, cruzada frequentemente pela N206 o que o torna desinteressante pelo contacto eminente com os aceleras domingueiros.
Chegada a Famalicão com as baterias carregadas e a pensar no próximo.

Altimetria:



Percurso:




domingo, janeiro 06, 2008

V Passeio de Natal BCG

No passado dia 22 teve lugar o nosso já famoso passeio de Natal, que culminou num animado convívio no restaurante Tripeiro como manda a tradição. Compareceram cerca de 30 confrades aonde o ponto de encontro para o pessoal de Gaia foi em casa do Carlos David, que tal como prometido, se pautou pelas fotos e bocas...
A malta do Porto concentrou-se na Praça da Batalha e foi trocando bitaites sobre como seria o percurso deste ano.
Devemos dizer que a organização ultrapassou qualquer expectativa, e foi-nos brindando com surpresas durante toda a noite.
Partimos então da Batalha em direcção à rua de Santa Catarina, que apresentava uma moldura humana considerável, tendo continuado por Gonçalo Cristovão, Bonjardim até ao Teatro Rivoli. Aí estavam as primeiras escadas para aquecer! Rumo ao segundo ponto de paragem, Árvore de Natal na Praça, registamos as primeiras fotos para mais tarde recordar. Infelizmente verificou-se a primeira desistência, Luísa Lopes, devido a problemas técnicos tendo a irmã Maria João trocado a bicicleta sem que ninguém se tivesse apercebido para que esta pudesse continuar a desfrutar do passeio! Continuamos pela rua de Ceuta em direcção à Praça dos Leões para reagrupar, em Cedofeita entramos em grupo cantando o JÁ TRADICIONAL E OBRIGATÓRIO IT'S NOW OR NEVER do saudoso ELVIS..... Próxima paragem,... stand da Ferrari para fazer algumas comparações com as nossas máquinas, algumas delas mais valiosas e bem tratadas que um Ferrari.
Seguimos para a Casa da Música, para curtir (parece que o programa musical não era do agrado do JP que viu o chão muito de perto :) ), Julio Diniz, Palácio, Caminho do Romântico até á marginal em direcção a Miragaia.
Mais uma paragem para as famosas escadas de Miragaia para testar as suspensões e toca a andar que o jantar estava à nossa espera!
Mas para nossa surpresa fomos encaminhados para “Vinhos de Quinta” uma associação de viticultores engarrafadores dos vinhos do Porto e Douro na Rua Fonte Taurina mesmo em frente ao Rio Douro, recebidos pela D.Maria Teresa, irmã do Confrade Carlos Pinto Leite. O pessoal ficou sem palavras à medida que era presenteado por um Porto Branco e uns aperitivos em ambiente acolhedor e de bom nível.
Deixamos aqui um muito obrigado e a promessa de lá voltar.
O tempo passava, a fome apertava e as subidas desafiavam!.. Rua do Mouzinho da Silveira, Rua Santo António e Passos Manuel com a recepção garantida por todos os familiares que se associaram ao evento e que este ano eram em número generoso.
O jantar correu às mil maravilhas no qual fomos distiguidos com pin do BCG e um Diploma comprovativo da ultrapassagem de todos os desafios apresentados.
A ultima surpresa da noite e para acabar em alta, foi a projecção de fotos e filmes referentes aos diversos eventos efectuados pelo grupo, com realização do João e Rui Sampaio.

Parabéns à organização!