terça-feira, fevereiro 15, 2011

Lindoso 12.02.2011

E já vão 2 vezes que só eu aceitei o convite do Miguel para um passeio, desta vez desde a aldeia do Lindoso até ao alto da Louriça. Os 20 km a subir assustavam ( afinal SÓ foram 17) , mas nada de desistir. Saímos do Porto pela 8h30 e cerca das 10h00 deixamos o carro mesmo junto ao centro de interpretação ambiental da aldeia do Lindoso e mais 15 minutos já estavamos a pedalar, mas por poucos metros , já na N304-1 paramos para um café. Descemos cerca de 7 km , mas a partir daqui é só subir e que subidas.

Os primeiros 3 km foram em alcatrão, mas subida bem acentuada. Muito sossego , quase que não se via niguém e passados os 3 km há que entrar na terra batida. Algumas dezenas de metros à frente o Miguel reparou que estávamos no trilho errado. Há que saltar por cima de umas silvas e já estamos no trilho desejado. Desejado não é bem o termo porque piso em saibro e bastante molhado não trazia bons augúrios.

Mais umas centenas de metros à frente e o trilho altera-se com muitas pedras soltas. Aqui a minha bicla empina-se e por diversas vezes quase que caía. Depois descobri que o assento estava muito baixo, subido este, a coisa compos-se. Lá pelas 12h30 paramos num pequeno planalto, para comer alguma coisa, com algumas figuras do Santo António e uns abrigos tipo iglo em pedra com uma entrada muito pequena que ainda não sei para que servem ou serviram.

Almoçados há que continuar a pedalar. Algumas centenas de metros à frente apanhamos uma descida digna desse nome aí com uns 300 metros e logo a seguir o entroncamento com o estradão que dá acesso ao alto da Louriça. Aqui é que assustava: as antenas lá ao longe pareciam inatingíveis, o estradão inclinava-se mais a seguir a cada curva. Mas há que continuar, nada de desistir. Foi bastante duro, como o piso estava muito molhado parecia que alguém nos puxava a bicla. Os últimos 400 - 500 metros foram mesmo penosos, e lá pela 15h30 chegámos às antenas da Teledifusão do Muro ou o alto da Louriça.

Claro que paramos diversas vezes não só para descansar , mas principalmente para apreciar a paisagem: os montes, o rio Lima, a barragem do Alto Lindoso, os vales e as rochas, os pequenos planaltos, enfim tudo muito bonito. Silêncio quase absoluto, só interrompido pelo vento.

Lá no alto o vento era muito forte e frio, abrigamo-nos junto ao edifício da PT ( que dá apoio às antenas) e depois de algumas fotos tiradas pelo Miguel há que
regressar. Esperáva-nos 13 kms a descer o que fizemos em 35 minutos com três paragens para fotos. Pelas 16h00 entramos na aldeia do Lindoso, ainda fomos até ao Castelo (Sábado e estava fechado!!!) , mais umas fotos e de seguida fomos ver de perto e fotografar os espigueiros datados da segunda metade do século 19 que numa área meio campo de futebol terá perto de 40 espigueiros: lindo!

Há que guardar as biclas no carro. Na impossibilidade de um banho retemperador, fomos até um restaurante na aldeia, mas o cozinheiro só vinha às sete da noite e ficamos por uma sande de presunto, um fino e um café e ala que se faz tarde. Pelas 20h00 já estávamos na Invicta, já com saudade do passeio e com o desejo que o próximo não demore e que seja ainda melhor, com quaisquer que sejam as subidas e descidas. Até á próxima!!!



Carlos Marques

1 Comentários:

Anonymous cpl disse...

Pelas fotografias deve ter sido um passeio bem bonito.

2/16/2011 2:19 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial