terça-feira, novembro 27, 2007

1º Passeio de Bicicletas Antigas

Recebi um email do meu amigo Jorge Moniz de Famalicão participando a realização do 1º Passeio de Bicicletas Antigas, que me despertou muita curiosidade. Assim no passado dia 11 de Novembro prescindi da minha volta domingueira para me fazer à estrada até Famalicão e presenciar este evento.

Sendo uma iniciativa do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, lá apareceram cerca de 200 ciclistas trajados com vestes etnográficos da época em cima das suas bicicletas antigas e clássicas, autênticas preciosidades. Desde o carpinteiro, ao trabalhador rural, ao frade, passando por bicicletas de corrida em que os aros eram de madeira, senhoras trajadas a rigor com as suas socas, um militar julgo que com uma bicicleta russa não tenho a certeza, enfim uma panóplia de trajes engraçadíssimos.

Bicicletas das Marcas BSA, Vilar, Orbita, Raleigh, Peugeot, Hércules, Humber, Yé-Yé, Vencedor etc, todas elas nas suas épocas desde os anos 20/30 até anos 60/70 com muitas curiosidades. Travões e dínamos de tambor, conta-quilómetros e relógio mecânico faziam delícias de muitos curiosos. Outras ditas de “pasteleiras” com pormenores engraçados onde se destaca uma que tinha um encaixe para segurar o guarda chuva, outra para colocar as ferramentas e as chaves de casa, outra ainda para colocar a espingarda, mas uma que me suscitou particular atenção, que para se pedalar em plano pedalava-se com os pedais para a frente, mas se por acaso houvesse uma subida, pedalava-se com os pedais para trás, assim a corrente entrava para outro carreto mais leve, mas sempre neste sentido. Nunca tinha visto disto, estamos sempre a aprender.

Algumas caras conhecidas mas quero destacar o Jerónimo do clube Sto.Tirso “Os Bicigodos” com uma bicicleta alemã e uma pintura muito peculiar, tal com ele gosta de dar as suas montadas.

Estrearam a nova ciclovia de Famalicão com paragens nalguns apeadeiros tais como Barradas e Outiz para confraternizar e lanchar na Adega Vicente. É assim mesmo. Daqui foram para o Parque Desportivo de Cavalões para um almoço convívio, com uma exposição e venda de acessórios.

Parabéns aos organizadores do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões esperando que continuem com o evento e aos participantes porque estavam simplesmente sensacionais com as suas vestes. Da minha parte só tenho agradecer terem-me proporcionado um dia bem diferente a admirar tamanhas preciosidades. Bem Hajam.

1 abraço e um queijo da serra

Miguel “K2” Sampaio

sábado, novembro 24, 2007

Tour da Castanha - Vinhais

A Câmara de Vinhais representada na pessoa do meu grande Amigo Helder Magno, tem há alguns anos a esta parte feito nas zonas transmontanas uns passeios de BTT de se lhe tirar o chapéu. Cada vez mais as maratonas com muita gente estão a levar com que se comece a escolher passeios deste tipo para saborear o bom que existe no nosso pais: simpatia, boa gastronomia, paisagens deslumbrantes, trilhos fabulosos que dão gosto passear nas nossas montadas, aliados á boa organização e carinho destas gentes.

Desta feita o Tour, é um dos eventos da já tão conhecida Feira da Castanha, que tem lugar no pavilhão desportivo local e onde estão presentes algumas zonas da região com as suas iguarias, onde a castanha é rainha. No exterior o maior assador de castanhas do mundo, e registado no famoso “Guiness Book of Records” faz delícias de toda a gente a comer e a beber uns bons canecos.

Passeio de 60 e 40 kms com uma dificuldade média, tendo no inicio uma subidita de cerca de 8 kms mas relativamente suave com os castanheiros sempre a rodear-nos nuns tons de amarelo, vermelho, verde e castanho misturando-se constantemente num serpentear de trilhos lindíssimos. Chegados ao topo a paisagem é deslumbrante com montanhas a perder de vista. Toca a descer para a aldeia de Janeiro onde nos esperava o reforço, mas que reforço. Alheiras e chouriço assados na lareira, fatias de presunto que era um colosso, “Isostar” tinto e branco e umas maças da região que vos digo uma coisa, já não comia fruta assim há muito tempo, que sabor. Isto tudo com a boa disposição e cantoria do BTT Team de Castêlo da Maia.

Nos últimos 5 kms voltamos a entrar num caminho a descer até chegar a Vinhais todo ele com enormes castanheiros. Fabuloso. No final banhos e um repasto de feijoada á transmontana com Isostar Bock á descrição.

Quero expressar os meus agradecimentos a todos que estiveram envolvidos neste evento por nos terem proporcionado um fim-de-semana descontraído, não esquecendo naturalmente, a boa cozinha do Restaurante Silva.

Pró ano lá estarei desta feita com confrades BCG’s. Tem que ser.

Text by: Miguel "K2" Sampaio


terça-feira, novembro 13, 2007

Trilogia de Outono

A ponte do 1ºde Novembro (para quem a pode fazer) aliada ao tempo magnífico que se tem feito sentir, constituíram os condimentos ideais para mais umas incursões por esses caminhos desconhecidos que teimosamente nos propomos desbravar.
Esta trilogia é composta por passeios com caris diverso e com um elemento comum…curtir a BTT.
Não foi fácil reunir quórum, dado que havia confrades no estrangeiro, outros a trabalhar desalmadamente e outros que optaram por BTT em terras distantes. Das três peças, apenas temos fotografias de Esposende, dada a falta dos fotógrafos habituais.

Capitulo I
Melres IV- Um Clássico

A proposta era fazer um passeio por perto, de forma a chegarmos cedo, pois havia quem tivesse que trabalhar na parte da tarde apesar de ser feriado.
A equipa do Cruz compareceu em peso, e em geral não conheciam este clássico. Trata-se de um passeio que começa na marina de Crestuma, sobe em estrada de alcatrão em direcção a norte, descendo a meia encosta da serra das Flores onde se pode deslumbrar uma paisagem magnífica sobre a albufeira da barragem de Lever-Crestuma. A segunda parte do passeio é feita num eucaliptal sem história, valendo a parte final com a descida para a marina por caminhos maltratados mas interessantes.
Chegada à marina muito cedo, valeu umas descidas de escadas em frente a Nossa Senhora e uns “Cai Bens” para retemperar forças.

Capitulo II
Esposende-Neiva – 5 Estrelas

Estava projectada uma ida ao Marão para aproveitar este dia de “ponte”. No entanto, por informação de última hora, soubemos que iríamos ter nas fileiras dois debutantes: o Paulo e a Mariana. Este facto, levou-nos a alterar os planos para algo mais apropriado para a ocasião. Optamos por voltar a Esposende, agora explorando caminhos a norte de Forjães em direcção ao rio Neiva, zona ainda não explorada.
Os preparativos, junto ao Café do Rio em Esposende foram importantes para o bom desempenho dos nossos debutantes. O passeio começa com caminhos em terreno plano por entre campos de cultivo, proporcionando um aquecimento adequado aos participantes. Segue-se a “subida da praxe”depois de Marinhas, que nos permite acesso ao planalto de Vila Chã. As descidas de S.Paio fizeram as delícias dos participantes. A Mariana mostrou o seu potencial, curvando no limite pelas bermas, de sorriso rasgado. A miúda promete!!!
A partir de Forjães era tudo novidade. E que novidade!!! Caminhos por entre vegetação densa, com piso algo técnico, levaram-nos ao rio Neiva onde nos extasiamos com enquadramentos bucólicos lindíssimos, junto às várias azenhas que fomos encontrando. Havia até quem não soubesse o que era uma azenha…!
“Tiro na mouche” ouvia-se comentar.
O regresso fez-se novamente por terrenos planos junto à orla marítima, com pisos arenosos a puxar pela musculatura do pessoal.
Chegamos ao final eram 16:30, já o tempo estava fresco, a trupe estava esfomeada…
Procuramos costelinhas na Lareira em Fão, mas não eram horas de expediente….
Alternativamente, rumamos à Apúlia onde encontramos que nos compreendesse!!! Vai daí, marcharam duas dúzias de sardinhas que ainda sabiam a mar…
Passeio espectacular, a repetir com os faltosos!!!


Capitulo III
Susão-Sobrado – Na prova por engano…

Reunir hostes para domingo, foi tarefa difícil. Apenas 4 confrades responderam ao desafio. O projecto inicial era algures pelos arredores de Barcelos. No entanto, devido à exiguidade da turma, optamos por trilhas mais próximas, desta feita em Susão, onde já não íamos há já algum tempo. Sabíamos que havia por ali um Raid organizado pelo Sobrado BTT Clube, mas não sabíamos exactamente por onde, e já era tarde para nos irmos inscrever.
Rapidamente nos apercebemos que o traçado passaria pelo track que tínhamos carregado, uma vez que havia marcas e indicações por tudo quanto era sitio. Resolvemos ignorar o nosso track e seguir as indicações. Meus caros…aquilo eram single tracks do c……!!! Comecei logo por ir ao tapete para não me armar em esperto... Tratavam-se na realidade de caminhos muito técnicos que eu aproveitei para fazer a pé em boa parte, não fosse estragar a pintura da bike. O Zé Rodrigues curtia largo e só dizia que tínhamos que fazer aquilo mais n vezes. Tá bem meu filho…..%&!/?*#
O traçado estava espectacular e incluía pontes feitas em toros de eucalipto e até uma mini represa que proporcionava uma boas cambalhotas aos participantes para delícia das dezenas de espectadores que se encontravam no local para captar imagens das acrobacias.
No final ainda deu para ver as ultimas novidades ciclisticas, apresentadas por uma simpática pikena da CandyBike e saborear umas bifanas surripiadas duma cesta da organização, e que bem que souberam!
Parabéns à organização!
Como diz o Zé, …temos que lá voltar!



quinta-feira, novembro 08, 2007

Passeio a Sto Tirso

Encontro na Área de Serviço da A3 às 8h30 ou seriam 9h30 !!!????? Que confusão ... Enfim o pessoal lá foi chegando, mas para grande espanto tinha uma surpresa à sua espera! O Vítor Borrrrrrrrges já com saudades da malta e com a clavícula no sitio, levantou-se só para nos ir desejar um bom passeio! Lá nos viu partir, mas com a promessa que o regresso está para breve. Saímos em Santo Tirso e os carros ficaram logo ali, com os montes à vista. Destino era mesmo a Sra. D’Assunção (Monte Córdova) não sem antes passarmos por Santa Cruz. Fartamos-nos de subir, e o pessoal reclamou. Graças às correntes que se foram partindo (Raul, Rui) tivemos alguns momentos de descanso, mas queríamos chegar ao topo para começar a descer! E a promessa foi cumprida, depois de tirada a foto de grupo e admirada a magnifica paisagem lá se começou a descer. O percurso foi feito sem grandes percalços e a chegada aos carros por volta das 13h30.

Até ao próximo passeio e boas pedaladas!


quarta-feira, novembro 07, 2007

Amorim

Encontro na IC1 saída de Amorim. Objectivo: fazer parte da Maratona da Póvoa realizada recentemente. O Pedro prometeu 25 kms !!

Participantes Zé Miranda, Pedro e Cláudio, Carlos David, Pedro e João Mota, Raul, Pinto Leite e João Carlos e Pedro, Miguel e Manela.

Grupo animado mas desconfiado, pois o Pedro ultimamente tem tido algum problema com as adições.

Iniciamos o passeio numa desactivada linha férrea e subimos até à Fonte do Pedro. Continuamos a subir, com queixas de alguns elementos, minhas (como habitualmente), Pedro Mota, pois o selim não se estava a dar bem com o respectivo .... e o Cláudio que não curte as subidas em asfalto (!!) é mais um homem de descidas. No entanto o percurso encarregou-se de agradar a toda a gente, aos que gostam de subir e de descer sempre com o mar no horizonte.

A pedido de várias famílias era obrigatório acabar cedo e não falhamos, 28 kms percorridos, chegada 13h30m.

Óptimo passeio!



Boas pedaladas.