segunda-feira, junho 09, 2008

Na Rota da Água 2008

Serra do Alvão, 17 de Maio de 2008.

Estava na calha uma acção conjunta de várias “tribos” das BTT cá do Norte, a saber:
- os “Laboreiros” pela sua experiência e dedicação aos ambientes rudes e espectaculares a norte de Braga;
- o grupo de Vila Real pela sua competência e conhecimento na organização de inesqueciveis jornadas de desporto aventura;
- os “BCGs” pelas suas proeminências abdominais e performances invejáveis em desportos como o “tiro ao prato”.

A organização ficou à responsabilidade do Eduardo, e muito bem, pela a sua competência e experiência nestes eventos. Seria o garante duma jornada que iria fazer curriculum.

O tema prometia...
“Na Rota da Água”, versão 2008...

Segundo a organização esta foi uma nova versão dum percurso que teve a primeira edição em 1995.
A serra do Alvão e o rio Olo foram elementos centrais. As fisgas de Ermelo a sala de visitas. Não haverá no país muitos lugares como este.
O dia estava fresco e com nuvens carregadas que ameaçavam chuva. Alguma abertas faziam despontar o sol, permitindo que a cor amarela e roxa sobressaísse aqui e ali na grandeozidade e serenidade das paisagens impressionantes que nos iam surpreendendo. De vez em quando ouvia-se um burburinho do outro lado do monte...era o grupo pedestre a dar nas vistas.
A chegada às lagoas do rio Olo, que precedem as fisgas, fizeram as delícias do grupo. Desta vez não houve voluntários para o banho.
O regresso à base deu-se com a travessia a vau do rio Olo, que constituiu um ponto marcante e refrescante do passeio. Houve quem tirasse as botas e meias para garantir pés secos até ao final, houve até quem trouxesse uma toalhinha para secar os delicados pezinhos!!!
Seguiu-se um percurso por estrada por paisagens deslumbrantes, já com o fito no arroz de pato prometido pela organização.
À chegada foi accionado o plano B para o Pic Nic, dadas as condições climatéricas adversas.
O repasto foi então levado a cabo na sede da organização e constituiu um momento alto do elemento G (Gastronomia), garantido pela maestria do chefe Vilela.

Jornada a reter no nosso álbum de grandes eventos não só na BTT, como pelo passeio pedestre e ainda pela vertente gastronómica.

O nosso agradecimento pela forma impecável e simpática como o Eduardo, a Susana, a Sandra, a Inês e o chefe Vilela nos receberam.

Para repetir.....
Altimetria:
Percurso:
Fotografias: